Vaiz Comunicação & Marketing

Será que 50 tons de base podem confundir o consumidor da Boca Rosa Beauty?

50 tons de base stick boa rosa beauty

Referência das Fotos; Retirada do Instagram da marca Boca Rosa Beauty. Fotos de divulgação de lançamento. 

Bianca Andrade, CEO da Boca Rosa Beauty, sempre deixou claro sua boa intenção em atender as necessidades do seu público-alvo. Dotada de muita inteligência e marketing na veia, Bianca adotou corajosamente o posicionamento de ir contra o que o mercado beauty já vinha fazendo ao longo de décadas, que era ignorar a diversidade de tons existentes no Brasil. Pensando por esse lado, isso é muito incrível, não é mesmo?


Mas, como especialista em Neuromarketing, algo me deixou pensativa: será que 50 tons de base podem confundir o consumidor da Boca Rosa Beauty na hora de efetuar a compra online? Será que essa quantidade de tons pode ter um efeito reverso, fazendo com que o consumidor sinta que é melhor comprar presencialmente? Nesse sentido, as vendas online poderiam diminuir, mas as presenciais nas lojas seriam fortalecidas. Isso pode gerar uma parceria muito positiva entre a marca Boca Rosa Beauty e as lojas de varejo que venderão os produtos da influenciadora digital mais querida.

Tudo isso começou porque me recordei de uma máxima de neuromarketing que é “não dar muitas opções ao consumidor para não confundi-lo na hora da compra”. Isso nada mais é que o Paradoxo da Escolha, bem explicado pelo psicólogo Barry Schwartz no livro “The Paradox of Choice: Why More Is Less”. Schwartz defende que oferecer muitas opções pode levar à sobrecarga do consumidor, resultando em indecisão, frustração e, eventualmente, a não escolha de nenhum produto. Ou seja, pessoas entrando no e-commerce para comprar, porém, não comprando nada. O psicólogo argumenta que menos opções podem levar a uma maior satisfação e facilidade no processo de decisão.

No caso da Bianca Andrade, eu sinceramente acredito que ela venderá de qualquer jeito e terá como principal braço forte as lojas varejistas revendedoras da sua marca em seus pontos de vendas. Isso fortalecerá essas empresas, pois sabemos que a Boca Rosa Beauty tem uma demanda de clientes gigante só esperando para comprar.

Portanto, enquanto o Paradoxo da Escolha é uma consideração válida e importante no neuromarketing, o caso específico da base stick da Boca Rosa Beauty pode apresentar um cenário diferente devido à forte presença da marca e à lealdade de seus clientes. A diversificação de tons pode, na verdade, consolidar ainda mais a relação da marca com as lojas físicas, beneficiando tanto a empresa quanto os revendedores.

Escrito por Victória Vaiz

Profissional de marketing há mais de 6 anos com especialização em neurociência do consumo.

× Como posso te ajudar?